Balanço da J.F. de Parada de Gonta do ano 2006



Correios e Sede da Junta de Freguesia


Balanço do mandato no ano 2006


Realizou-se no dia 29 de Dezembro de 2006 a Assembleia de Freguesia de Parada de Gonta, na sede da ex-Junta de Freguesia pelas 20.00h e na presença de cerca de sete dezenas de pessoas. Foram descritas as actividades realizadas pela Junta de Freguesia nestes últimos três meses e também foi aprovado o Orçamento para 2007 com as opções do Plano de Investimentos.


Nesta fase em que é preciso decidir quais as prioridades que a aldeia necessita para um investimento de 20.000.00 € que tinha sido prometido numa visita de trabalho pelo Presidente da Câmara Municipal de Tondela, foi aqui surgiu a grande divergência entre a Junta de Freguesia e alguns moradores dum loteamento que reclamam que as vias de acesso a suas casas não tem as condições mínimas para se lá entrar. Assim a Junta de Freguesia foi acusada de não ter escolhido bem as suas prioridades, ou seja, esse caminho melhorado e alcatroado que vem sendo reclamado pelos moradores. Como é uma assembleia para o povo e estavam outros que também poderiam ter razões de queixa, foi dito a esses moradores que existiam outros nas mesmas condições e que o dinheiro que a CMT dava era para requalificações de zonas “históricas ???” e sua envolvência e nada tendo a haver com as acessibilidades de caminhos públicos ou privados.

Passado este momento de alguma crispação é altura de fazer o balanço de mais um ano como membro desta Junta de Freguesia.

Sabemos que o Município de Tondela tem 26 filhos sendo um deles Parada de Gonta e todos eles reclamam pão, mas esse pão parece não chegar a todos, e na minha opinião porque uns são mais filhos que outros. Então, existem os filhos e os enteados e todos sabemos que Parada de Gonta é um filho que se pode considerar bastardo. Assim temos que nos alimentar com o pouco que há(porque do pai até agora só promessas) e este tem que ser bem repartido por todos moradores.


Por isso a desilusão vai crescendo à medida do que se quer fazer e não se pode e depois alguns ainda acusam de não conseguirmos mais do Pai (obrigá-lo a dar, como?) para satisfazer todas as necessidades da aldeia.


Como as coisas estão posso realçar de positivo e como já foi referido noutra post, o tratamento que esta Junta de Freguesia tem para com a população, no respeito e na igualdade. Tem atendido todos da mesma forma tentando resolver e solucionar da melhor maneira os seus problemas, umas vezes com a colaboração da CMT (Câmara Municipal de Tondela) e maioria das vezes através do diálogo e  entendimento entre as partes, sendo que alguns casos que se pode dizer mais complicados estão em instituições (Justiça) que possam julgar e dar a possível solução.


Também de positivo foi o apoio às escolas, nomeadamente, através das refeições aos alunos e transportes dos mesmos para estas e para escola e ainda melhoramentos e arranjos nas instalações escolares.


Também se melhorou e embelezou o cemitério com melhor acessibilidade à água para limpeza das campas e ainda foram feitos outros melhoramentos e acatadas novas regras de utilização dos utensilios. Uma coisa é certa, pode-se considerar Parada de Gonta como uma terra limpa e asseada tendo para isso a Junta de Freguesia recorrido ao Centro de Emprego para contratualização de pessoal e também recorrido a pessoal especializado da terra.


Quanto ao resto e no plano de acessibilidades, saneamento básico, electrificação, asfaltagem, etc., as coisas deixam muito a desejar. Sabe-se que as Juntas de Freguesia não têm meios de resolver estes problemas e a solução passa pelo (pai) CMT. Se fizermos uma retrospectiva ao que a CMT gastou durante este ano de 2006 com a nossa Freguesia, o que verificamos? Pois é isso mesmo... exceptuando a electrificação (mais umas lâmpadas e uns postes) da borralheira.


Por último, é de referir que a Junta de Freguesia elaborou alguns projectos (cerca de uma dezena e meia) ou como lhe queiram chamar “planos de intenções” que foram comunicados à CMT a nível de necessidades da Freguesia e foi-lhe comunicada que quatro desses projectos foram contemplados, como atrás noutro post tinha dito.


Mais tarde esta promessa desvaneceu-se alegando a CMT dificuldades económicas devido aos cortes do governo, ficando só um projecto aprovado o da electrificação da borralheira.


Mais tarde ainda foi-nos comunicado que ainda haveria a possibilidade de outro ser aprovado que é o da electrificação da Rua do Emídio.


Para o ano de 2007, esperemos que as coisas corram melhor e a igualdade de tratamento para com todos filhos seja uma realidade.


Em nome da Junta de Freguesia de Parada de Gonta, desejo a todos os Paradenses residentes e emigrantes umas BOAS ENTRADAS NO ANO DE 2007.


Em nome pessoal a todos os bloguistas que aqui passam desejo BOAS ENTRADAS NO ANO DE 2007.


 

Comentários

  1. Se a vida fosse um conto de fadas, eu faria um pedido ao gênio da lâmpada para todos vocês... Mas a vida é real e isso é ainda melhor, porque não vou precisar de uma lâmpada mágica para pedir ao Pai do Céu aquilo que meu coração, deseja para os meus amigos. É um pedido, um único pedido que vou fazer. É verdade, a idéia talvez seja original, mas não é minha, infelizmente.
    Copiei essa idéia de um rei.

    Peço a Deus que no próximo ano dê a cada um de vocês:


    Sabedoria!

    Adquirindo sabedoria, vocês automaticamente receberão todas as outras coisas.

    Desejo, então que sejam sábios para:

    - se vestirem com a beleza dos lírios dos campos;


    possuírem o suficiente para que sejam cobertas todas as vossas necessidades, mas não o bastante para que pensem que não precisem de ninguém;

    guardarem a fé mesmo nas provações;

    em dificuldades, nunca pensarem que é o fim do caminho;



    na felicidade, nunca se esquecerem de agradecer;

    no amor, que sejam voluntários;

    na dor, que sejam solidários;


    em tempos de guerra, que a Paz possa reinar interiormente;

    na amizade serem grandes e verdadeiros;

    que vossas mãos sejam suficientemente quentes para, segurando a mão do próximo, aquecerem o mundo numa grande corrente de amor.


    nunca pensarem que a felicidade é utopia;

    nunca desacreditarem que o amor vence barreiras;

    nunca se esquecerem de que temos um Pai que jamais vai nos abandonar;


    e que essa sabedoria possa estar presente cada minuto pelo resto, não do ano, mas da vida inteira de cada um!

    Faço aqui um brinde a todos vocês!

    Tenham um sábio Ano Novo!

    fica atenta a novidade apartir do dia 1 de janeiro.

    sonho

    ResponderEliminar
  2. Boa entrada em 2007, um ano feliz e bom trabalho! Abraço.

    ResponderEliminar
  3. amigo professor pois eu compreendo a situacao da junta de freguesia eu sei que se a camara em vez de 20000 euros desse 100000 voces sabiao aonde o empregar nao ponho isso em causa mas que o senhor presidente da camara nao ve parada de gonta como ve outras aldeias e verdade ? mas vamos esperar mais uma vez ate que as coisas melhorem e que dois mil e sete nos de a toudos muinta saude para poder-mos enfrentar toudas estas dificuldades um bom ano para toudos os paradenses e toudas as familias por este mundo fora ...BOM ANO NOVO.

    ResponderEliminar
  4. Um conselho: Façam como têm feito respeitando todos de igual forma. Não há obra mas há asseio. Felizes Entradas em 2007

    ResponderEliminar
  5. Com vos compreendo, Agostinho.
    Depois de ter feito um mandato numa Junta de Freguesia em que o nosso PPI (para os leigos, Plano Plurianual de Investimentos) se conseguiu levar a bom porto, tendo ficado obra de vulto, bem à vista e à utlidade de todos os Barreirenses, actualmente que estou na Assembleia de Freguesia só faço críticas de oposição no estitamente indispensável. Estou a notar esse problema de repartição do bolo pelos filhos. O bolo já é muito mais pequeno do que era antes, ainda por cima repartido segundo critérios nem sempre bem claros, a gestão de algumas freguesias vai ter um ANO de 2007 muito difícil.
    O problema é que os fregueses têm razão de queixa e o primeiro bode expiatório é logo a Junta de Freguesia.
    BOM FIM de ANO e que o 2007 nos deixe ao menos a esperança em dias melhores!

    ResponderEliminar
  6. Amigo Agostinho, mais um ano está a terminar, desejos de um ano novo 2007, cheio de sucessos! Abraços.

    ResponderEliminar
  7. Claro que para fazer um Balanço temos que olhar para o lado positivo e o lado negativo. Tu explicaste aqui e muito bem, como foi o "vosso" ano. Tenho a certeza que tudo farão para um melhor 2007 e, mostrarem ao "paizinho" que afinal o "filho bastardo" é também ele "merecedor" de atenção e carinho.
    Parabéns mais uma vez pelo empenho e os meus votos de um 2007 com muita Paz, Saúde e realização Pessoal e Profissional. Grande abraço.

    ResponderEliminar
  8. Desculpa lá...o "Anónimo" sou eu o "aflores". Outro abraço

    ResponderEliminar
  9. Quando as coisas são ditas às claras sem nada a esconder é porque são mesmo assim.Façam o que têm de fazer e não olhem para trás.Foram escolhidos para atender a todos e não só a alguns.Felizes Entradas 2007

    ResponderEliminar
  10. Caro Professor Agostinho,
    Li atentamente a sua descrição da última assembleia e é com alguma tristeza e mágoa que vejo a mudança de rumo hipotecada (provavelmente o segundo 25 de Novembro de Parada de Gonta), senão vejamos:
    - O loteamento de que se falou é mais uma aberração da CMT que o aprovou sem qualquer tipo de infra-estrutura como se não bastasse e para espanto dos residentes, aquando do alcatroamento do mesmo arruamento, os últimos dois lotes ficaram sem alcatrão com a justificação que faltariam passar condutas de abastecimento de água, tudo bem, mas agora vê-se o pavimento rasgado para passarem tubos de esgoto…é uma obra que deve constar naqueles sites do Portugal no seu melhor…mas isto foi no mandato anterior, só que vocês foram eleitos pelo povo para este novo mandato por isso têm que pelo menos tentar e aí é que está a vossa falha, não tentam.
    - No mesmo loteamento existe um lote em que o proprietário construiu um muro sem que a junta de freguesia verificasse sequer a sua construção e alinhamento. É triste ouvir-se a justificação que foi dada…
    - O proprietário desse lote tapou ainda uma sarjeta de drenagem de água pluvial proveniente do outro lado da estrada, nas últimas assembleias disseram que o processo estava em tribunal…em que pé está esse processo? Será que existe? Duvido…Com a soma de estes “tapamentos” a estrada quando chove é um autêntico mar de água…e no centro da aldeia a situação não é melhor. Uma sugestão…contactem antigos presidente de junta como por exemplo o Sr. Joaquim e tentem fazer um levantamento de locais de drenagem que foram obstruídos.
    - Um outro assunto é a construção do polidesportivo há tanto tempo prometido pelo sr. presidente da câmara, com a anterior junta de freguesia era compreensível que não fosse construído no campo de futebol ( por motivos óbvios de politiquices) mas com este elenco era de prever que fosse. Já que as exigências apresentadas pela câmara não têm pés nem cabeça e é a vocês que cabe contrapor perguntando quantos polidesportivos no concelho estão ao pé da escolas, depois de eles terem chamado esse argumentos, já foram construídos vários fora do espaço escolar, ainda há poucos meses em S. Miguel do Outeiro, se não reivindicam junto da câmara municipal não recebem, se reivindicarem talvez, e já agora porque não um apelo para uma manifestação ao povo que vos elegeu? Será difícil? Provavelmente não…
    - Já agora a atalho de foice devo dizer que acho uma canalhice os panfletos que surgiram hoje, mas mais uma vez a junta de freguesia tem estado mal, porque as únicas associações que deveriam receber dinheiro de apoio seriam a A.D.R.C. de Parada de Gonta e o Clube de Caça e Pesca do Rio Pavia, visto serem as únicas com legitimidade para isso (têm SÓCIOS e qualquer pessoa tem acesso a ser sócio, têm contas apresentadas e legitimadas pelas respectivas assembleias, as restantes não têm associados e duas delas nem sequer apresentam contas a ninguém, um dia destes quando houver uma auditoria gostaria de saber quem irá justificar o dinheiro…acho vou fazer uma associação para pedir dinheiro todos os anos à junta de freguesia);
    - Quanto às contas de 2005 e anos anteriores…nem sei o que dizer visto que é uma situação vergonhosa de branqueamento de situações no mínimo estranhas…é caso para dizer: onde está o wall(y) (muro)? Pagam-se muros feitos á pressa ( o metro quadrado mais caro de Portugal na Borralheira);
    - Já agora repararam nas assembleias? As pessoas vão ficando extremamente saturadas de serem mais uma vez enganadas, a verdade não foi reposta. Já agora já pagaram a factura da publicidade no Primeiro de Janeiro? Do amigo do sr. Melchior, que estava a dar falência e por via disso veio fazer um repto às juntas de freguesia laranjas. E os bancos? Que serviram de campanha mal feita e alguns foram parar a particulares…
    Já agora os discursos prolongados e a desviar assuntos são para os sermões, quem dera fosse o de Santo António aos peixes, mas não, é mesmo estilo padre secante e sempre a fugir…respondam directamente e sem medo

    ResponderEliminar
  11. Caro amigo Paradense anónimo:
    É com muito gosto que respondo às suas questões embora me parece uma pessoa minimamente informada e o que diz sabe muito bem que não corresponde à verdade. Essa do segundo 25 de Novembro é muito parecida com a questão posta por alguém na Assembleia de Freguesia, de não saber se a junta se situa no lado direito ou do lado esquerdo e parece-me que foi muito bem respondida pelo Presidente ao afirmar que foi eleito para corresponder aos anseios de todos os paradenses e não só para alguns. Embora doa a alguém é assim que esta nova junta se identifica e vai continuar.
    Dando resposta embora não a peça a algumas questões e referindo-se ao loteamento que parece ser o grande ponto de discórdia (para alguns) embora a Junta de Freguesia não o considere até porque não tem responsabilidades em tal, sabe muito bem que tem sido preocupação desta Junta de Freguesia e tem-no manifestado junto da Câmara Municipal que correspondeu com uma intervenção de alguns técnicos no referido loteamento a nível de saneamento/esgotos.
    Sabemos muito bem as acessibilidades do referido loteamento e estamos sensíveis às preocupações dos moradores tendo para isso manifestado por escrito ao presidente da Câmara e ainda manifestado a nossa preocupação oralmente, só que não temos força para mais e se a CMT não manifesta esse desejo para já, o que podemos fazer?
    Quanto ao muro no referido loteamento tenho a dizer-lhe que está tudo legal estando nós permanentemente em contacto com o técnico da CMT que fez o licenciamento. O alinhamento não é feito pela Junta mas pelos referidos técnicos da CMT. Se não sabe que é assim tem que se informar antes que engane alguém! Mais uma vez quer atirar areia aos olhos de alguém e sabe muito bem que o agueiro a que se refere nada tem a haver com esta Junta, mas posso garantir-lhe que com esta Junta ninguém vai tapar agueiros porque eu mesmo tirei fotos a todos eles para um dia poder reclamar junto de quem no fizer.
    Agora fala-me no polidesportivo como se esse não fosse a bandeira de luta entre a Junta e a CMT. Posso dizer-lhe que pelo lado da Junta de Freguesia já foram feitas todas as diligências e desbloqueadas algumas situações para que nada falhe, faltando só a palavra dos responsáveis da Câmara (prometeram que sim) para avançar. Mais uma vez está enganado, porque não é por não tentar como afirma, mas sim porque não se pode agarrar nos responsáveis da CMT e obrigá-los à força ou agarrá-los pelos colarinhos como foi referido na Assembleia por mim mesmo.
    Mais à frente fala noutro muro “que foi pago o metro quadrado mais caro de Portugal”, sabe muito bem que foi uma situação que herdamos assim como os “bancos e a publicidade”por pagar e não fugimos a isso pagando todas as dívidas do anterior executivo. Foi um compromisso assumido na Assembleia de Freguesia e assim o faremos.
    Outra questão levantada aqui é a que se refere às Associações e sabe muito bem porque deve ter estado na última Assembleia de Freguesia que a proposta devia vir desta Assembleia. Só nos limitamos a cumprir o que está estipulado numa Assembleia do passado.
    Obrigou-me a dar uma resposta mais longa (sermão aos peixes? Ou tipo padre secante?) para desmentir algumas afirmações suas, mas pode continuar a reclamar e a deixar as suas opiniões que é para isto que o blogue da minha autoria, e nada tem a ver com a Junta de Freguesia aqui está, só que gostaria para me poder referir à pessoa que deixasse o nome.
    Espero que tenha tido umas BOAS ENTRADAS NO 2007.
    AGOSTINHO

    ResponderEliminar
  12. Caro Prof Agostinho.

    Começo por desejar a si e aos seus, tudo de bom para o ano 2007.

    Tendo assistido à Assembleia de Freguesia devo dizer que achei os procedimentos perfeitamente normais, entre a mesa do órgão executivo, restante assembleia e público presente.

    Muitas questões foram levantadas acerca da Rua Branca Gonta Colaço, e direi mesmo que o tema mais difundido da noite foi justamente esse. Confesso que nunca passei nessa Rua e que desconheço totalmente os problemas que lá existem, e muito menos os seus aspectos técnicos e burocráticos, mas julgando pelos apelos dos intervenientes, estou plenamente convicto de que existem mesmo graves e múltiplos problemas, ou por outras palavras, um sarilho do caraças, naquela Rua.

    Não há muito que eu como cidadão possa fazer para ajudar para além de manifestar a minha solidariedade moral aos moradores lesados, pois também conheci de perto o fenómeno de 'loteamento problemático'. O que é certo é que já ouvi casos menos estranhos a serem expostos no programa "Nós por cá" da Sic. Espero que tudo se possa resolver o mais rapidamente possível.

    Mudando de assunto, vi ontem à noite, enquanto acompanhava o Rancho Folclórico nas Janeiras, um panfleto de tenor inflamado, denunciando uma injustiça provocada pela Junta de Freguesia, ao atribuir (salvo erro) 500€ de subsídio a quatro associações e (salvo erro) 650€ ao ADRC. Hoje ao passar pelo seu blog verifiquei que o mesmo panfleto ja foi bem divulgado pela terra, uma vez que a esta hora já está aqui a ser mencionada.

    Como elemento do Rancho Folclórico, gostaria de aproveitar esta oportunidade para esclarecer que nada tive a ver com o panfleto, nem tão pouco subscrevo o seu conteúdo e que jamais utilizaria um meio impessoal para disseminar uma opinião. Duvido que tenha sido feito por alguém ligado ao Rancho e lamentaria se assim fosse. O autor do panfleto além de pensar que é com 150€ a mais por ano, que a Junta irá saldar as dívidas do ADRC, demonstra alguma desonestidade intelectual uma vez que só agora é que denunciou uma discrepância nos subsídios, que pelo que me é dado a saber, sempre existiu.

    ResponderEliminar
  13. A Assembleia de Parada de Gonta deve ser um espanto. Mas vê-se logo que são todos naifes. Utilizam uma linguagem à Alberto João Jardim que acusa o Governo da República de fazer da Madeira um filho bastardo do Continente. Têm que fazer uma formação com ele, para se desenrascarem. Querem saber qual é a minha opinião? Exijam à Camara e se eles não escorregarem com o guito ameacem com a independência. Isso sim, o melhor era mesmo a independência - Parada de Gonta a Concelho. Acho que merecem. Bom ano 2007.

    ResponderEliminar
  14. Realmente anónimo o país tem tantos criativos e ninguém os aproveita.E porque não, Parada de Gonta a Concelho? São esse tipo de ideias que se devem aproveitar...Tem oportunidade para isso se for à Assembleia de Freguesia e fizer essa proposta. De certeza que ficaria mais conhecido que o Dr.Alberto João Jardim que por si só não é dono de todos os filhos bastardos que existem neste país. É a resposta possivel de um anónimo sofredor que acha que a Junta de Freguesia está bem encaminhada e com pessoas à altura. A democracia é para todos e não se compadece com vinganças.

    ResponderEliminar
  15. Em resumo...tudo igual! Essa questão do anónimo é engraçada, pois já numa recente assembleia tentaram catalogar alguém! Meus amigos vocês foram eleitos para defender todas as pessoas, isso é real, mas foram eleitos por uma maioria que desejava mudança! E neste momento não é isso que sucede! Querem ficar bem com todos nem que seja preciso engolir uns sapos vivos! Essa do agueiro é de bradar aos céus! Então o sistema de drenagem de águas pluviais não tem que ser a actual junta a preocupar-se? Ou isto é tipo lavar as mãos como Pilatos...foram os outros que fizeram, então nós não temos nada a haver...a Junta funciona tipo usocapião de mandato?
    E o famoso muro ? Acompanhamento? Pergunte a um amigo que trabalha nessa secção da Câmara e ele lhe dirá... Infra-estruturas para o mesmo loteamento? Não foram vocês que se preocuparam com isso...foi alguém que se movimentou...porque vocês até medo têm de escrever uma carta para a CMT. Mas pronto o que interessa é estar uma hora e meia a falar do nome de uma rua.E as famosas contas? Isso sim é que é democracia! Saudações Paradenses

    ResponderEliminar
  16. Caro Paradense anónimo:
    Continua a dizer inverdades e creio que são com intenção (porque se esconde para atacar) ou não sabe mesmo do que fala. Diz que não somos justos ao governar (atender) para todos, mas deveriamos ser para a maioria que quis a mudança... não estou de acordo porque todos são paradenses e moradores. Ponho a questão: e se o Eng. Sócrates ( Primeiro Ministro) governasse só para a maioria que o elegeu?

    ResponderEliminar
  17. Olhe para ele professor que parece muito zangado só porque não lhe fazem as vontades.Esta é boa.. querem que governe só para quem os apoiou. Depois acham-se muito democráticos.

    ResponderEliminar
  18. Ninguém aqui quer que governem para este ou aquele, nunca disse isso! O povo quis mudança, e a unica mudança foram as moscas, essa das inverdades é para rir...o agueiro realmente foi tapado com cimento, po isso nunca lá existiu...não se esqueçam é de pagar os 1800€ ao jornal falido...já que vale mais isso do que limpar e reparar o muro do infantário...

    ResponderEliminar
  19. Caro anónimo:
    Com mudanças de assunto e com ofensas não nos entendemos. Deixe as moscas em paz que até podem sentir-se ofendidas por as nomear. Sabe muito bem que esse agueiro já está tapado há cerca de 10 anos e nem mesmo os tribunais resolveram o caso. Quer agora que faça o quê? Acha que tudo que está mal feito em Parada devia ser corrigido por esta Junta? Nesse caso teríamos que alterar muita coisa na aldeia e atingir muita gente inocente. Até esse loteamento de que fala nunca seria aprovado por não ter as condições exigidas para tal. Agora achava justo dizer às pessoas desse loteamento que o referido não está de acordo com o que a lei exige e por isso os problemas apresentados nem deveriam existir? Compreenderiam a situação estas pessoas? Temos que assentar os pés na terra e tentar corrigir o que está feito sem prejudicar ninguém. A partir da altura em que esta junta tomou posse lhe garanto que as irregularidades não vão acontecer. Como já tinha dito todas as dívidas são para ser saldadas. Acha também justo que pessoas ou empresas que simplesmente prestaram serviços à Junta de Freguesia e agora só porque a Junta mudou não devem receber pelos seus serviços prestados? Quanto ao infantário mais uma vez não sabe do que diz …

    ResponderEliminar
  20. É de lembrar que Arte por um Canudo 2 nada tem a ver com a Junta de Freguesia de Parada de Gonta.Os escritos aqui produzidos são opinião dum cidadão que embora pertença à Junta não emite recados oficiais nem representa oficialmente através deste blogue a Junta de Freguesia. Só diz o que é público e que todos conhecem e não transmite qualquer informação que seja sigilosa. O Arte por um Canudo 2 gosta do debate de ideias e por isso provoca o seu encadeamento. Do Agostinho

    ResponderEliminar
  21. Boa Prof. É bom dar ensinamentos a quem julga tudo saber. E só porque de alguma forma não satisfazem os anseios a certas pessoas na hora que querem, eles começam logo a disparar em todas as direcções

    ResponderEliminar
  22. Ninguem aqui esta a tentar provocar ninguem. Tentamos sim o melhor para a nossa aldeia! O tribunal não consegue decidir? Essa é nova ! É que um dos herdeiros do proprietário, antigo membro da junta e actual nembro da assembleia, disse que o tribunal decidiu que o augueiro foi bem tapado! So queria um simples esclarecimeno, onde esta o acordão ou a sentença? No arquivo ou quando foi solicitado tinha desaparecido? Porque não sei se se recorda, isso foi pedido numa assembleia! Quanto à questão do loteamento, desconhece totalmente a legislação já que, não sei se sabe este teve que ser aprovado pela CMT, que só aceita licenciamento para construção de habitações após o loteamento ser devidamente infra-estruturado e respectiva fiscalização, os moradores não têm culpa da CMT ter aproovado e aceite tal como está sem nada, só porque o dono do terreno era amigo e resolveu lotear...a edilidade aceitou, logo, ao abrigo da lei tem que ser ela a acarretar com as infra-estruturas, já que agora é público. Ah! Já me esquecia, não se esqueçam que os passeios são para os peões, cortem ou aparem aquelas plantas ou arbustos a seguir ao fontanário, já que com os agueiros tapados na estrada, quando chove é um autêntico mar de água pela estrada e com aqueles arbustos as pessoas têm mesmo que ir para a estrada molhar os pés, são tudo menos passeios, afectam quem anda a pé e não é preciso dinheiro para corrigir ! E um conselho: por os outros fazerem as coisas mal, não quer dizer que pelo menos nós devemos tentar corrigir! E já agora não atire para o ar que são inverdades, diga que são mentiras e corrija! Um abraço

    ResponderEliminar
  23. Caro anónimo:
    Pois agora se faz luz naquilo que diz!. Do que acaba de dizer as responsabilidades vão todinhas para a CMT. Pelos vistos sabia que o tribunal decidiu a favor do proprietário que tapou o agueiro e agora quer saber onde está esse acórdão? Porque não vai ao local devido pedir explicações? Sabe que quem se sente lesado tem a legislação a seu favor para pedir as devidas explicações e correcções se assim o entenderem. Já agora sabe que no sítio onde diz que passava o agueiro foi licenciado (legalizado) o muro pela CMT sem qualquer objecção. Sabe o que isso significa? Que não existe agueiro nenhum! Então, mais uma vez a CMT está a cometer ilegalidades? Não bastava essa do loteamento que refere como agora este muro a tapar o agueiro!.. Percebe porque digo que se fossemos a corrigir o que está mal feito pelo anterior executivo quase que tudo tinha que ser mudado. Pelo que vejo a CMT é culpada de tantas ilegalidades e ninguém até hoje pôs objecções. É que agora é tarde e como disse os lesados podem sempre recorrer desde que seja na devida altura. Que pode a junta agora fazer? Arrasar tudo! …para começar de novo. Diz como conselho que se deve corrigir o mal feito, não!.. penso é que se deve prevenir para que não haja ilegalidades que dêem origem a estas reclamações. Quanto ao outro seu conselho não se mace que as devidas providências estão a ser tomadas e na devida altura serão executadas.
    Vai daqui também um abraço.

    ResponderEliminar
  24. A junta de freguesia pelas suas palavras é um verbo de encher! Não foram eleitos pelo povo? Não defendem os nosso interesses? A principal lesada foi toda a população...mas então porque não apresentaram o acordão ou a sentença quando foi pedido numa assembleia? Foi dito numa assembleia que foi a junta que moveu o processo...logo o povo...por isso o documento está na junta de freguesia...nem que seja a cópia do levantamento do auto! Sabe porque é que não há documento? Porque nunca ouve nem haverá nenhum processo! Não tapem o sol com a peneira! Quanto a licenciamentos a CMT comete ilegalidades, uma delas foi essa, como existem tantas outras, como o lotemaneto do ex-presidente da junta. Favores!!!
    Já agora essa do "não me mace", não sei se sabe os miudos que vão para a escola e as pessoas que se movimentam no dia a dia na nossa estrada principal é que levam autenticos banhos...vocês até andam de carro, querem lá saber... e nesse particular falo tanto do agueiro como das famosas plantas nos passeios...já experimentou andar a pé na nossa rua principal quando chove? Vai de galochas? ou de barco? Já para não falar na rua do outeiro e na rua direita claro! Mas isso não cobro! Pois estão lá à pouco tempo, mas pelo menos mexam-se, porque com as alterações climáticas adivinham-se anos dificeis! E já agora a CMT não é lei ! Leis são as que saem no diário da república! Já agora não pense que isto são ataques pessoais porque nada me move contra vocês, mas sim alertas! Cumprimentos

    ResponderEliminar
  25. Caro anónimo:
    Quem nos dera que o termo verbo-de-encher correspondesse às necessidades da aldeia. Com todo o gosto ficaríamos com o nome mas saberíamos que a população estaria satisfeita. Fomos eleitos pelo povo e já há trinta anos que se fazem eleições livres que se dizem que são do povo, por isso todos as outras Juntas desde o 25 de Abril também foram eleitas pelo povo. Costuma-se dizer que só não erra quem nada faz ou por outro lado e pedagogicamente falando dir-se-ia que o erro faz parte da aprendizagem e o que é preciso é não cair nele novamente. Todos cometeram erros, uns mais que outros, mas todos eles julgo eu que na sua consciência estariam a beneficiar a aldeia. Agora não nos pode acusar de erros que não cometemos e não assumimos por terem sido feitos por outros e noutras alturas. Assumiremos os nossos erros se os houver na devida altura e no nosso mandato. Tudo o que está a dizer são erros que não foram por nós causados e todos sabemos que os herdamos e que tentaremos corrigi-los fazendo o possível para que se prejudique minimamente quem for lesado.
    Eu não disse “não me mace” mas sim “não se mace” e nada tem a haver com os miúdos como se eles fossem só preocupação sua. Não gostei que trouxesse para aqui os alunos que nada tem a haver com esta discussão, porque sabe perfeitamente (embora não desculpa a rua na lástima em que está) que os mesmos têm carrinha ao seu serviço e da escola e não creio que algum passe lá a pé nessa altura.
    Ainda bem que reconhece que nem todos os erros foram nossos e congratulo-me saber que nada o move contra a esta junta. Se são alertas venham eles, aceitaremos com todo gosto como casos para discussão e análise mas que não se confundam com intenções que em nada dignificam a integridade das pessoas.
    Cumprimentos
    Do Agostinho

    ResponderEliminar
  26. «Anda tanto burro a mandar em gente de inteligência
    Que até me ponho a pensar que a burrice é uma ciência»
    António Aleixo

    ResponderEliminar
  27. A mentira para ser mentira
    E atingir profundidade
    tem que trazer à mistura
    Qualquer coisa de verdade

    In António Aleixa.

    ResponderEliminar
  28. Acabaram-se os argumentos? numa terra que se diz culturalmente evoluida a discussão de ideias acaba-se assim sem mais nem menos.Não me parece que haja vencedores embora tenham sido postas a lume algumas questões que de uma forma ou outra foram rebatidas. Se quiser fazer uma avaliação digo que o que passou aqui foi muito democrático e sem exageros de linguagem, dando por isso um empate técnico sem comprometer alguém. Para um próximo debate espero que o anónimo se identifique porque assim está em vantagem em relação a quem deu a cara pondo o seu nome e que todos sabem.Parabéns.

    ResponderEliminar
  29. Exmo. prof.
    Acho que a resposta dada é diplomática o q.b., mas, e há sempre o velho mas...gostaria de ver as coisas esclarecidas, porque para ouvir dizer é mentira, bastam-me os deputados...com o : "é mentira sr. deputado!" dos compêndios da assembleia da república! Na questão das ruas é preciso esclarecer que há muitos miúdos que vão a pé para a escola, ou porque ficam com os avós ou porque os pais não têm automóvel, por isso não vamos ser demagogos. E a carrinha trabalha muito bem mas com os mais novos, apesar de ilegal por não cumprir as exigências de segurança. E já agora ficou por responder à questão do tribunal. Outra coisa que quero frisar é que o erro faz parte da aprendizagem e existe sempre margem para alguns, mas não para aqueles de palmatória...Quanto às eleições, afinal concorda comigo...o povo quis a mudança...dêem a mudança ao povo! Saudações paradenses!

    ResponderEliminar
  30. Caro paradense anónimo:
    Os nossos leitores nunca chegarão a saber quem fala verdade, se eu ou o caro anónimo. Enquanto andarmos a desmentir um ao outro e não dermos qualquer solução, iremos continuar aqui indefinidamente até nos cansarmos ou até que alguém diga que já os estamos a aborrecer. Eu proponho uma solução para estes desmentidos e como estando num órgão oficial do estado só o poderei fazer em lugar próprio. A Assembleia de Freguesia para o público vai ser em Março e poderá aí pôr as suas questões ou dúvidas se assim o entender. É que responsabilizar a actual Junta de Freguesia de actos que nada têm a ver a sua gestão, para quem nos lê e quando a mentira é tantas vezes repetida até parece uma verdade. Terá a sua oportunidade em Março de desfazer todas as dúvidas. Até lá… passe bem.

    ResponderEliminar
  31. Acabou! Já não há mais.Quantos são! quantos são!..

    ResponderEliminar
  32. Pena ter sido o último censurado! São os socialista que temos!

    "Eu hoje venho aqui falar
    duma coisa que me anda a atormentar
    e quanto mais eu penso mais eu cismo
    como é que gente tão socialista
    desiste de fazer o socialismo
    é querer fazer arroz de cabidela
    sem frango nem arroz nem a panela."

    Sérgio Godinho

    ResponderEliminar
  33. Votaste neles e agora estás censurá-los.Quem és tu afinal para mudares em tão pouco tempo?

    ResponderEliminar
  34. Nunca mudei! Eles é que mudaram...

    ResponderEliminar
  35. Queria antes de mais dar os parabéns ao anónimo, pelo facto de não ser como as abestruzes! O facto de se ter eleito os elementos de uma Junta de Freguesia não implica que se concorde com as suas orientações, como anteriormente acontecia. Com o 25 de Abril as coisas mudaram! Quem se sente lesado tem que protestar independentemente de ter ou não votado nesta Junta de Freguesia. E para terminar só os burros é que não mudam....

    ResponderEliminar
  36. Remataste mesmo muito mal anónimo 3. Até agora não houve ofensas e ainda bem que VOZES DE BURRO NÃO CHEGAM AO CÉU.

    ResponderEliminar
  37. Ao ler alguns dos comentários chamou-me à atenção o comentário efectuado por Gota a Gonta . Não sei a quem se referia especificamente, mas no " eles" eu também me incluo, pois não disparando em todas as direcções tenho reivindicado para que a situação do pavimento da Rua Branca Gonta de Colaço seja solucionado. Só quem necessita de diariamente transitar nesta rua se depara com as dificuldades e se apercebe da situação deplorável em que se encontra. O pseudo largo de viragem passou a ser simplesmente uma lixeira. Por isso não são anseios de certas pessoas nem de forma alguma birras. Isto é um problema real. Sublinho ainda que não é uma luta de dias, nem de meses mas sim de anos.

    ResponderEliminar
  38. Para que não haja confusões a última mensagem é de minha autoria. Sonia vital

    ResponderEliminar
  39. Embora desse entender que a discussão estava acabada e que só responderia no local adequado, ou seja, quando fosse a Assembleia de Freguesia, não me pude conter e não deixo sem responder a alguém que continua a dizer coisas que eu acho que não são verdadeiras ou porque não concordo com elas.
    Cito o anónimo 3 “Quem se sente lesado tem que protestar independentemente de ter ou não votado nesta Junta de Freguesia” pois acho muito bem e é um direito que lhe assiste. O 25 de Abril fez-se para que as pessoas tivessem direito a exprimir-se livremente sem medo ou censura. Poderá o anónimo 3 ou simplesmente anónimo (desde que se identifique) fazê-lo e desde que seja ouvido e lhe dêem razão, mas nunca a Junta de Freguesia lhe disse que não o poderia fazer. A questão é, se tem ou não razão? Que eu saiba nunca manifestou algum protesto junto da Junta de Freguesia ou manifestou a sua discordância para que se ache tão magoado ao ponto de dizer e cito “E para terminar só os burros é que não mudam....”. Não compreendo.
    Também não concordo que a Junta de Freguesia tenha mudado a sua orientação politica só porque responde perante todos, atende igualmente a todos e vê todos com os mesmos olhos, tenham ou não apoiado o referido elenco.
    Quanto ao outro comentário que se identifica como sendo a Sónia Vital, compreendo a sua situação e como já tem sido manifestado por este elenco da Junta de Freguesia a rua em questão tem sido sua preocupação e têm-se tomado algumas diligências para que o caso seja resolvido. Mas como sabe a Sónia, não somos nós os detentores dos fundos para que se resolva tal situação e também não é exigindo ao presidente da câmara ou obrigá-lo que o conseguimos. No entanto continuaremos a fazer todos os possíveis para que as coisas se resolvam. Nem essa rua nem outras em péssimas condições foram esquecidas por nós.
    O direito à reivindicação não é posto em causa nem o direito de lutar ou protestar pelo que acha de direito lhe pode ser vetado. A Sónia manifestou a sua discordância com o “eles” e que diz incluir-se, ripostando, mas o que não se pode tolerar e pegando nas mesmas palavras, é alguém que dispara em todas as direcções culpando este elenco sem se saber de quê, atirando atoardas do tipo “São os socialistas que temos”.
    Eles que se identifiquem e digam o porquê? Saberemos ouvir….ficamos à espera.

    ResponderEliminar
  40. Em primeiro lugar o meu último comentário foi excluído deste blog...desde logo o comentário de os socialistas e não da actuação politica;
    Em segundo lugar vocês querem saber o nome da pessoa para a catalogarem como é óbvio, para semear a confusão e incriminar pois já o fizeram a outros. Tal como o meu voto é secreto também a minha opinião e além disso: NÃO SÃO MENTIRAS como quer fazer passar, e as atoardas mandam vocês, uma delas está bem na memória de quem esteve na assembleia de freguesia em que disseram que foi a maior limpeza alguma vez feita em Parada de Gonta, os montes na frente das portas e dos portões é que ficaram para trás...meus senhores trabalhem em prol da freguesia, pois o elemento que se vê verdadeiramente a trabalhar é o Rogério e é membro da assembleia...e já agora eu sou socialista mas é nos bolsos dos outros como vocês...porque no meu ninguém toca....
    Uma outra coisa: é tanto ladrão o que rouba como o que fica à porta...vocês ficaram à porta...não se esqueçam...isto é democracia.

    ResponderEliminar
  41. Veja bem caro anónimo e não esteja com mais mentiras.NUNCA NENHUM COMENTÁRIO FOI EXCLUIDO DAQUI. Procure e abra bem os olhos para não atirar mais atoardas. O que diz não passa de baboseiras.

    ResponderEliminar
  42. Começa a fase provocatória...como apesar de ser anónimo, tenho educação, fiquem bem!
    Pois é o que querem, e não diga que são mentiras, pois até agora ainda não apresentou nenhum argumento válido que contradiga o que se apresenta. Do antigo executivo o dinheiro desaparece, as dividas são bastantes e fica tudo normal, é a demo cracia que temos...
    Passem bem, independentemente do que se disse há pessoas que confundem o colectivo com o individual...e em Parada de Gonta é prática corrente por parte de certos senhores...vícios herdados...e com esta me despeço... pois não estou aqui para ofender quem quer seja. Felicidades

    ResponderEliminar
  43. Caro anónimo:
    Para que a discussãp não fique aqui e todos possam estar a par da situação ficam os argumentos neste post
    http://arteagostinho.blogs.sapo.pt/150046.html

    ResponderEliminar

Enviar um comentário